About Cookies on this site

We use cookies to collect and analyse information on site performance and usage, to provide social media features and to enhance and customize content and advertisements.

Learn more

Cookies used on the site are categorized and below you can read about each category and allow or deny some or all of them. When categories that have been previously allowed are disabled, all cookies assigned to that category will be removed from your browser. Additionally you can see a list of cookies assigned to each category and detailed information in the cookie declaration.

Na frente mais ocidental da Europa, encontra-se a Irlanda, uma ilha relativamente desconhecida no que respeita à oferta aos praticantes de BTT que a visitam. Bem, deixem-me dizer-vos que, depois da minha viagem, descobri que tem um pouco de tudo. Quer goste de trilhos fluidos, linhas de salto ou descidas técnicas – vai encontrá-lo aqui.

Tive 5 dias para explorar as redes de trilhos e desfrutar da hospitalidade irlandesa. A nossa viagem começou cedo, pois apanhámos o barco da Escócia e chegámos ao porto de Belfast ao início da tarde. O meu primeiro local de passeio seria logo à saída do barco, em Cave Hill, aninhado nos terrenos de um castelo com vista para o porto de Belfast; era a oportunidade perfeita para esticar as pernas depois de uma manhã de viagem.

Subimos por entre vegetação e saímos da floresta com vista para a cidade de Belfast e o mar da Irlanda. Os trilhos aqui eram bem desenhados e ricos em recursos, o que era perfeito para um bom ensaio e uma tarde de exploração – todos os trilhos eram construídos à mão, naturais e desenrolavam o seu caminho através de fetos verdes luxuriantes sob um dossel denso.

Nessa noite, ficámos em Belfast e saímos para conhecer a cidade. Depois de provarmos os produtos de uma das cervejarias, voltámos para casa, pois tínhamos de nos levantar cedo para ir para sul. Passando por Dublin, a nossa próxima paragem seria o Glencullen Adventure Park, que eu arrisco dizer que deve ser o melhor parque de bicicletas da Irlanda. Depois de um farto pequeno-almoço irlandês, passámos o dia a utilizar o seu sistema de transporte em miniautocarro com reboque. Aqui, há trilhos para todos os gostos, desde linhas azuis divertidas e fluidas a linhas de salto laranja, cheias de buracos e drops, até trilhos naturais e técnicos de nível preto. A rápida rotação dos miniautocarros significava que era fácil dar várias voltas a cada um deles e encontrar as linhas certas.

O ponto mais a sul para onde viajaríamos seria Ballinastoe. Situada logo abaixo da montanha de Wicklow, a paisagem era absolutamente deslumbrante. Parecia mesmo que estávamos no meio do nada, mas afinal estávamos a percorrer trilhos de bicicleta de montanha construídos para o efeito. Ballinastoe usufruiu de um enorme investimento na construção de trilhos com dois novos trilhos de nível preto a partir do ponto mais alto da colina – um deles uma linha fluida construída e o outro uma linha técnica natural que, perto do fundo, tinha algumas bermas perfeitamente moldadas que nos faziam sorrir de orelha a orelha. Mais perto do parque de estacionamento e do café, os novos trilhos azuis fluíam sem esforço graças às imensas bermas com lancis entre elas.

Depois de um grande dia de pedalada, parei no que era apelidado de "visita obrigatória" para os praticantes de BTT, as Round Wood Stores. Aqui, encontrei bolos acabados de fazer, café, opções de almoço e provisões irlandesas locais. Vale a pena fazer uma paragem antes ou depois do passeio para abastecer. A partir de então, a viagem de carro começaria a dirigir-se novamente para norte e a próxima paragem seria o centro de trilhos de BTT mais próximo de Dublin, Ticknock. Optámos por começar cedo para tentar apanhar o sol a nascer sobre a cidade e, quando chegámos ao topo, ele emergiu das nuvens e a luz era magnífica.

Os trilhos daqui contrastavam com os que tínhamos percorrido nos últimos dias. Havia grandes secções de bermas e saltos construídos por máquinas, com jardins de pedra feitos pelo homem. As superfícies duras asseguravam a longevidade e a capacidade de acolher ciclistas de todos os níveis o ano inteiro. Surpreendi-me a mim próprio com estes trilhos, pois fluíam tão bem, mas, se procurássemos nos sítios certos, havia alguns desníveis para encontrar. O que me chamou a atenção foi que ter uma rede de trilhos de vários níveis, complementada com instalações como estacionamento e um café, tão perto da cidade, é uma excelente forma de incentivar a prática de BTT na comunidade local.

Depois de acordarmos cedo, fomos até à cidade e passámos a tarde a explorá-la. Ao visitarmos a famosa Guinness Storehouse, descobrimos que a água utilizada para a produção de cerveja vem das mesmas montanhas que percorrêramos nos últimos dias. No último patamar da visita, e incluído no bilhete, havia uma cerveja no bar panorâmico. Beba, sente-se e aprecie a vista da cidade. Num dia claro como o que tivemos, é possível ver os trilhos de Ticknock!

O nosso destino final ficava a uma hora e meia a norte de Dublin. Já chegamos tarde, alcançando o famoso local de ciclismo de Rostrevor. Com o nosso alojamento nos arredores da aldeia, o East Coast Adventure Centre pôs-nos em contacto com o corredor da Taça do Mundo, Chris Cumming, que gentilmente nos mostrou as redondezas. Graças a ele, percorremos um singletrack construído à mão que descia pela floresta e que, com condições de terra perfeitas, parecia o paraíso. Depois de uma manhã em trilhos naturais, passámos a tarde em trilhos de fluxo marcado com saltos e bermas antes de passarmos para as descidas técnicas. Terminámos, depois de um dia inteiro a pedalar, e regressámos ao porto para apanhar o último barco que saía de Belfast.

Para esta viagem, levei a minha SCOTT Genius Super Trail Tuned. Equipada com a forqueta 36 Grip 2 da Fox e com o Float X Nude, aguentava tudo e constituía um ótimo equilíbrio entre a eficiência nas subidas e o prazer nas descidas, graças ao sistema TracLoc.

Como é que eu resumiria a minha estadia na Irlanda? Bem, depois de visitar os 5 locais, percorri 5 estilos de trilhos muito diferentes, cada um deles único em função das paisagens em que se inseriam, o que me permitiu descobrir alguma da cultura e hospitalidade oferecidas. Tudo o que posso dizer é que voltarei!