About Cookies on this site

We use cookies to collect and analyse information on site performance and usage, to provide social media features and to enhance and customize content and advertisements.

Learn more

Cookies used on the site are categorized and below you can read about each category and allow or deny some or all of them. When categories that have been previously allowed are disabled, all cookies assigned to that category will be removed from your browser. Additionally you can see a list of cookies assigned to each category and detailed information in the cookie declaration.

"Squamish BC é o epicentro do ciclismo de montanha na América do Norte... não há dúvida de que já ouviste falar dela, mas a questão é: existem alguns trilhos ou circuitos que ainda não tenham sido percorridos pelos diligentes locais ou pelas hordas de visitantes de verão?"

Tive a sorte de estar a viver em Squamish desde há cerca de 20 anos. Originário de Toronto, na parte oriental do Canadá, mudei-me para as montanhas costeiras da Colúmbia Britânica para praticar ciclismo de montanha e, por vezes, esquiar. Ao longo dos últimos 20 anos, vi Squamish evoluir de "uma cidade de madeireiros rudes onde ninguém queria parar a caminho de Whistler" para "uma cidade onde os percursos são tão bons que não vale a pena conduzir os 45 minutos adicionais até Whistler".

A velha Squamish, com as suas gentes mais rudes, os suspensórios Sthil e as botas de trabalho no pub, tinha certamente o seu encanto, mas a nova Squamish é uma comunidade vibrante, cheia de atletas empenhados e apaixonados pelos desportos de montanha. Os madeireiros ainda cá estão e também pedalam muito bem. Independentemente do desporto que praticas, seja BTT, esqui, escalada, corrida em trilhos, caça, motociclismo, mota de neve ou kitesurf, há sempre aqui alguém que é melhor que tu, que começou mais cedo, que foi mais longe, que foi mais rápido e que pedalou/esquiou/escalou antes de ti.

Não me estou a queixar. Estar rodeado de pessoas e de uma cultura que se baseia no ato de "conseguir fazer" é inspirador, obrigando-nos a procurar um pouco mais para encontrar "passeios únicos".

A Premissa

O verão de 2022 foi anormalmente quente e seco e, com uma grande comunidade de ciclistas e visitantes, dizer que os trilhos estavam um pouco "estragados" seria o eufemismo da década. As bermas transformaram-se em montes de talco e era preciso deixar um intervalo de 20 a 30 segundos entre os ciclistas só para o pó assentar.

Para encontrar condições decentes e conseguir evitar arrasar os trilhos do vale, foi necessária uma abordagem diferente ao planeamento da viagem. Pontos de bónus se pudéssemos fazer um percurso épico que não exigisse qualquer condução ou transporte em camiões... eis o Monte Habrich.

A viagem

Habrich é uma torre de granito que se situa 1800 metros acima da minha casa e é atravessada por trilhos para caminhadas, trilhos de acesso para alpinistas e trilhos para motas de trial. A partir dos 800 metros e até aos 200, existe uma rede de trilhos para bicicletas de montanha construída principalmente em rocha granítica. Ligar algo da minha casa através desta área e voltar pelos trilhos de bicicleta de montanha diretamente para o Backyard Pub tinha o potencial de ser um dia incrível nas colinas. É certo que o percurso era um pouco heterodoxo...

O plano era ligar uma mistura de partes de diferentes percursos: subida de estrada corta-fogo, subidas de esqui, trilhos para caminhadas no cume, trilhos de acesso para alpinistas e trilhos para motas de trial, que nos levariam diretamente ao topo da rede de trilhos de BTT.

No mapa, parecia ótimo e, na realidade, era ótimo... mas um pouco mais difícil do que esperávamos. Na verdade, ficámos sem luz quando chegámos aos trilhos de bicicleta propriamente ditos e rasgámos a estrada corta-fogo na escuridão diretamente para o pub.

4h00 da manhã - Percurso 1

Um caminho estranho exige uma equipa estranha, por isso, chegar a minha casa às 4 da manhã foi uma das coisas mais estranhas. Joel Ducrot, um ciclista suíço que se mudou para Squamish. Uma vez, o Joel fez um dia de 115 km nas Chilcotins, diretamente saído do sofá... é certo que isso o fez ficar de novo deitado no sofá durante alguns dias quando regressou, mas se fosse eu, provavelmente já estaria morto ao quilómetro 86. Jason Ammerlan Jr, é meu vizinho e o único homem da nossa equipa que usa cordas com confiança e em ambientes rochosos verticais... mais tarde falaremos sobre isso. Peter Wojnar, outro local de Squamish que é conhecido pela sua quota-parte de grandes passeios completamente loucos. Por exemplo, o dia de 115 km em Chilcotins foi ideia do Woj. Margus Riga, o famoso fotógrafo de aventuras em BTT que nunca tem medo de um grande passeio ou de se divertir. Já sobe colinas há mais tempo que Woj tem de vida e parece estar a ficar mais em forma todos os anos.

4h45 - Ponte resolvida

Embora tivéssemos pensado em percorrer uma parte da estrada de acesso, sabíamos que estava previsto o início de um projeto de construção de uma ponte a qualquer momento e que havia a possibilidade de o nosso veículo ficar preso no lado errado de uma ponte inexistente. A maior parte da ponte ainda estava no sítio, sendo fácil entrar e sair de lá com as bicicletas.

6h45 - Rota de esqui ao nascer do sol

Depois de 2 horas de subida de uma estrada corta-fogo, entrámos na primeira parte de singletrack do dia. Um percurso de esqui até ao cume da montanha. O que se mostra como uma pele suave no inverno é um percurso cheio de raízes e de levar a bicicleta às costas no verão. Começou bem... pelo menos o sol ainda estava a nascer.

8h00 - Do topo do cume para o The Brain!

Um singletrack alpino sublime, algumas subidas vigorosas e algumas descidas de arrasar. A visão do "The Brain", a nossa primeira subida vertical conhecida, do outro lado de um micro vale fez-nos questionar a viabilidade do plano. O troço de dois minutos sustentado sobre rocha que percorremos até à base dele foi incrível. Se aparecesse mais disso lá para a frente, íamos ter de subir o The Brain de uma forma ou de outra.

8h30 - Rocha vertical, hein?

A nossa abordagem ao "The Brain" incluía algumas secções com cordas fixas, algumas das quais onde podíamos montar, duas em particular em que a corda fixa era essencial para descer a pé. O "The Brain" era um puzzle vertical de 30 pés em que Jason utilizou rapidamente o seu historial de escalada em rocha. Tínhamos deixado os arneses e as cordas no meu barracão, mas todos trouxemos um pedaço de fita e um mosquetão para fazer arneses alpinos. Utilizando a corda fixa existente, subimos e depois puxámos cada uma das bicicletas para cima, fazendo as coisas de forma mais suave e com menos riscos a cada subida.

10h00 - Sob o Habrich

Incrível singletrack alpino com ocasionais e enormes pedaços de granito para percorrer sem se ver outro rasto de pneus. Abaixo do maciço de Habrich, parecia que estávamos a percorrer os Alpes. Pelo menos foi isso que o Joel disse, eu nunca andei nos Alpes...

14h00 - Planalto de granito

Depois de algumas subidas e descidas desafiantes em corda fixa, saímos do acesso de escalada para um trilho de caminhada que atravessava o cume. Conseguimos ver o ponto de terra onde começaria a nossa descida final, o que foi bom. Estávamos empoleirados num enorme troço de granito que pedia para ser usado algumas vezes... o que era mais agradável.

16h00 - Onde está o trilho do Al?

O cume aí estava, misturando mais subidas e descidas íngremes com percursos de bicicleta fenomenais. Uma proporção sólida de 70:30 entre andar de bicicleta e a pé. A juntar à descida final, fomos ligando alguns trilhos diferentes para regressar à estrada de acesso e à zona de BTT, assim que os encontrávamos...

16h45 - Podem chamar-lhe Al

A procura e o lanche acabaram por queimar algum tempo, mas alinhámos para a nossa descida final, que foi um misto de singletrack subalpino, troços de rocha de granito, bermas naturais, duplos e uma subida ocasional para manter todos em igualdade.

19h30 - (es)Gaseados

Com a luz do dia a chegar ao fim, descemos até ao fundo da rede de caminhos para motas de trial até à estrada de acesso. Com as nossas lanternas de cabeça, adoraria dizer que fomos suficientemente duros para percorrer os trilhos de bicicleta de montanha no escuro com a lanterna de cabeça... mas a verdade é que depois de 15 minutos pela estrada corta-fogo podíamos estar no bar a beber uma cerveja, por isso, obviamente, foi o que fizemos.